Ana Carolina
Mendes
Sou psicóloga clínica e trabalho com a abordagem existencial, atuo de forma remota. Sempre com um olhar atento para questões de sexualidade e gênero, ansiedade, depressão, fobia social, estresse, angustia e compulsão alimentar. Meu objetivo é te auxiliar a ter uma qualidade de vida melhor, através do desenvolvimento de autoconhecimento, fazendo com que você tenha uma maior compreensão dos caminhos trilhados até aqui e, assim, abrir possibilidade para novos.
Acredito que quando estamos vivenciando fases difíceis em nossa vida, o primeiro passo é reconhecer isto. Se você está aqui, possa ser que esteja pensando em como a psicoterapia poderia te ajudar, por isto, aconselho que leia todo o conteúdo que está nesse site. Ou, se preferir, entre em contato diretamente comigo que eu tiro todas as suas dúvidas.
Durante meu percurso acadêmico, tive experiência com diferentes faixas etárias (criança, adolescente, adulto e idoso) e também estagiei em vara de família. Além disso, desenvolvi um olhar atento para as questões que atingem a população LGBTQIAP+, por entender que tal grupo está em grande vulnerabilidade social, fazendo com que estejam mais suscetíveis a desenvolver questões como ansiedade, fobia social, depressão, estresse, compulsão alimentar, entre outros. Entendo que tais transtornos podem ser produzidos socialmente, atingindo a subjetividade do indivíduo, trazendo sensações e sentimentos que afetam o seu cotidiano.
Por que escolher Psicoterapia Online?
Desde a pandemia de Covid-19, houve uma grande mudança no mundo em inúmeros aspectos, porém um em particular me chama muito atenção: o aumento do uso da internet para viabilizar o trabalho. O home office se popularizou de forma muito rápida, antes por uma condição e, agora, parece uma tendência. Com a psicoterapia não seria diferente!
As vantagens da psicoterapia online são várias, pois entendo que o tempo anda corrido para a maioria das pessoas e que muitas, mesmo tendo a intenção de reservar um tempo para cuidar da sua saúde mental, não conseguia encaixar a psicoterapia presencial em sua rotina. Agora, sem precisar se deslocar, você só precisa ter de 40min à 1h semanal livre para conseguir se dedicar a um processo que pode mudar a sua vida.
Abordagem Existencial
A abordagem Existencial não parte de teorias pré-estabelecidas, pois acredita-se que cada ser humano é único e dono de uma história autêntica. É uma orientação voltada para a pessoa enquanto totalidade concreta, para uma relação espontânea entre terapeuta e cliente, instigando o autoconhecimento, pois somente através dele haverá um crescimento individual.
Na psicoterapia existencial, entendemos que o processo terapêutico depende do cliente, mas isso não quer dizer que você estará sozinho nesta caminhada, muito menos que nas sessões você irá falar e nada irá escutar da psicóloga. Pelo contrário, há muito diálogo e muita troca em cima das questões trazidas pelo cliente.
E por que o foco no público LGBTQIAP+?
De acordo com inúmeras pesquisas, o Brasil é um dos países onde mais se matam pessoas da população LGBTQIAP+. Esse contexto social marcado pela violência pode ser desencadeador de inúmeras queixas psicológicas, por isto, ao ter um olhar atento para este público, faz com que eu tenha interesse em me aprofundar em questões como ansiedade, depressão, estresse, fobia social, entre outras coisas que são comuns em outros grupos sociais. Assim, um direcionamento ao público LGBTQIAP+, ou a qualquer outro grupo socialmente excluído prepara o profissional psi para questões que podem se manifestar em qualquer ser humano.
(21) 99987-7781